Guest Post – A importância de publicar em sites
Publicar guest post em outros blogs é uma forma de sua empresa alcançar um novo público, posicionar-se como uma autoridade e obter bons links.
Você deve ter percebido que pode ser comum que existam em blogs alguns posts escritos por terceiros, como convidados. Esta é uma prática interessante para quem publica, pois é difícil manter uma frequência de bons artigos.
Alcance um novo público
O trabalho para criar uma comunidade e ter um bom número de pessoas ao redor de sua marca é difícil e os números tendem a crescer lentamente.
Paralelamente, existem outros veículos que fazem o mesmo e já falam com o seu público. Escrever para um deles significa atingir um novo público.
Posicione-se como uma autoridade
Estar presente em vários lugares falando como um especialista em um determinado assunto oferece um grande valor, que é dar a você um cargo de autoridade
Obtenha bons links
Quanto mais links de qualidade sua empresa recebe, maiores são as chances de alcançar as primeiras posições no Google para as palavras-chave que são importantes para o seu negócio.
As postagens de visitantes em blogs relevantes no mercado são uma forma garantida de receber um desses links.
Encontre bons objetivos
– Primeiro passo para um guest post é escolher um bom portal;
– Siga especialistas em mídia social e veja quais fontes de conteúdo eles usam.
– Veja qual é o impacto (número de vezes que foi compartilhado nas redes sociais) das últimas postagens ou quantos seguidores o blog tem.
Tente construir um relacionamento com antecedência ou procure contatos comuns
É muito importante iniciar um relacionamento antes de fazer o pedido de publicação. Inicie o contato por meio de comentários em postagens, emails ou nas redes sociais.
Uma estratégia desvalorizada, mas sem dúvida eficaz, é o contato face a face, em reuniões, cafés e eventos.
Tenha um portfólio de conteúdo
Se a sua empresa já tem um blog com um bom histórico, fica mais fácil ganhar credibilidade e receber um ok para publicar.
Tente ter algo para mostrar com antecedência
Enviar um briefing (conjunto de informações para o desenvolvimento de um trabalho) é muito mais eficaz do que apenas perguntar se você pode enviar um guest post.
Adapte-se à linha editorial do blog
É comum que existam grandes diferenças de abordagem entre cada blog e isso deve ser respeitado na hora de escrever seu texto.
Entre os itens mais comuns devemos observar:
– Tema: é o mais importante;
– Conteúdo: além do tema, o conteúdo em si deve ser adequado;
– Formato do texto: tente identificar se o blog costuma ter textos mais curtos ou mais longos, se usam imagens ou não
Escreva um bom conteúdo, não propaganda
Para um blog só fará sentido aceitar textos que eles próprios escreveriam se tivessem mais tempo ou mais conhecimento sobre o assunto.
Vários blogs cobram como “publicitários” quando a intenção é promover um produto ou serviço específico. Para publicar gratuitamente como convidado, é preciso gerar valor escrevendo textos interessantes.
Use os links com cuidado
Existem vantagens em usar links para páginas importantes da sua empresa e usar palavras-chave que resumem o conteúdo e também uma âncora para esses links. Isso, além de trazer tráfego para o seu site, ajudará essas páginas a se classificarem melhor no Google.
Porém, tome cuidado com o excesso de links. Além de ser menos eficiente em SEO, geralmente não é bem recebido pelo veículo que abriu as portas para você. Dá a impressão de que você está escrevendo apenas para tirar proveito disso, preenchendo o texto com links para trazer tráfego.