Redes Sociais: Dicas para conquistar seus clientes potenciais
Você já se perguntou que pode estar afugentando seus possíveis clientes ao invés de atraí-los?
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Alguns erros clássicos são cometidos nas redes sociais, mas que, muitas vezes, mesmo não sendo propositais, acabam afugentando os seus seguidores – potenciais clientes.⠀⠀
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Você precisa evitar os erros. Veja alguns:
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– Linguagem errada que sua empresa utiliza:⠀Dois cuidados que a sua empresa deve ter com relação à linguagem utilizada nas publicações são a escolha da persona correta – séria ou informal. O outro cuidado é com a parte gramatical. Os erros, tanto na escolha da persona correta (e persona tem tudo a ver com o perfil do seu público também), quanto no uso de abreviações, gírias e formas mais joviais de escrever, podem provocar verdadeiros desastres. O público interpreta esses erros como amadorismo, e acaba perdendo a confiança na sua empresa;
– Falta de planejamento:⠀Quando realizamos planos para Rede Social, nos preocupamos com a parte estética – layout – da grade do feed, a cronologia de possíveis datas comemorativas, um conteúdo diversificado e envolvente, e nos libera para poder interagir com os seguidores, quando estes curtem ou comentam nas fotos. O planejamento de redes sociais é uma das estratégias mais fortes para o sucesso!
Planeje os seus posts com recurso, por exemplo, com um calendário de conteúdo. Aproveite para fazer isso com antecedência. Desta forma, você tira o peso da preocupação diária e também não falha na constância. Os seus seguidores notarão que as suas publicações entram sempre em dias e horários constantes, e isso agrada. Ao deixar tudo agendado, você fica livre para interagir com os seus seguidores. Uma outra estratégia que dá muito certo é analisar seus conteúdos já postados. Quando você estuda o que já deu certo e o que não deu, você aprenda com os erros e passa a ser mais eficiente! Outra coisa que faz parte de um bom planejamento é a qualidade do conteúdo a ser publicado. Criar conteúdo não é uma tarefa nada fácil e não tem como evitar a tarefa de criar um conteúdo relevante, e que gere interação. Portanto, uma dica que vai dar certo: pesquise os seus concorrentes, veja o que publicam, e analise quais tipos de publicações tem mais interação;
– Não monitorar: Não monitorar é um erro bem grave, que demonstra desleixo pelo perfil. Muitas das vezes, existem mensagens importantes de pessoas que necessitam interagir com a sua empresa. Demorar a ler as mensagens ou pior, não respondê-las porquê passou muito tempo, é uma péssima atitude. Muitos usuários optam por fazer um comentário negativo, em tom de reclamação quando se esgotaram as tentativas de fazê-lo por meio de mensagens inbox. Ou até mesmo pelo fato de estarem cansados de não conseguir respostas de outras empresas, eles decidem fazer uma reclamação pública. Interagir de forma rápida com o público, garante, ao menos, uma preocupação com a própria imagem e a possível insatisfação ou necessidade do cliente;
– Não interagir: Como falamos acima, toda curtida e comentário em seu post significa um interesse pelo seu conteúdo. Se possível, curta e responda a todos os comentários. Se você quer interação, a iniciativa é sua, crie interatividade! Seja através dos stories, conversando com seu público, ou através do feed. Gere perguntas de assuntos de interesse da sua audiência. Continuando a faar dos stories, aproveite eles! Quanto mais você abusar das suas ferramentas de interação, como a caixa de perguntas, melhor. O seu público irá gostar do seu interesse em conhecê-lo! Ao curtir e responder aos comentários dos seus seguidores, você mostra que, do outro lado, existe alguém que se importa com os seguidores e com o que eles tem a dizer;
Pergunta: eu não tenho muitos seguidores e ninguém interage comigo, será que preciso comprar seguidores ou curtidas?
A resposta dessa pergunta, te daremos abaixo.
imagem: Canva.com
– Compra de seguidores: Comprar seguidores, um erro clássico! Hoje em dia, é muito fácil auditar o percentual de seguidores verdadeiros e falsos de um perfil. Fica feio, muito feio quando descobrem que você possui um percentual de seguidores comprados, pois essas informações não ficam bloqueadas para um perfil público. Os seguidores comprados são, cem por cento perfis falsos. Ou seja, não são pessoas de verdade. E é muito fácil de qualquer pessoa descobrir quando uma conta é fake, basta verificar se o perfil possui foto, se possui uma boa quantidade de publicações que, em geral, contam a história do dia-a-dia da pessoa. Não bastasse esse choque de credibilidade que possíveis investidores terão e, em consequência, desistirão de fazer a você qualquer proposta, há o aspecto da inutilidade. Mesmo que, numa breve pesquisa, você se iluda com nomes parecendo ser seguidores brasileiros, não, eles não são seguidores reais! Faça uma pergunta a si mesmo: você prefere ter um perfil com 100 mil seguidores e nenhum comentário ou curtida em suas fotos, ou prefere ter um perfil com 5 mil seguidores, com muitas curtidas e comentários? Obviamente que você vai responder que é a segunda opção! Então, desista de comprar seguidores, isso é perda de tempo, dinheiro e credibilidade;
– Querer usar todas as redes sociais, mas fazer isso sem qualidade:⠀Comece com somente uma Rede Social, aquela aonde você se sente mais à vontade. Se você sentir necessidade de expandir para outras redes, faça de modo que possa abastecê-la com a mesma qualidade e regularidade. Um perfil que não pratica com regularidade e qualidade, acaba perdendo credibilidade, e com isso, possíveis clientes.
– Formato da imagem e conteúdo: É muito importante respeitar o formato aceito por cada rede social. Escrevemos um artigo falando a respeito disso. Não há proibições quanto ao formato da imagem, porém, se ele não estiver nas dimensões aceitas por cada rede social, parte da imagem ou texto ficará cortado, o que deixará a sua grade feia e longe de ser profissional. Mas, o peso maior em uma escolha errada, será quando você decidir promover o post de uma forma paga, e o Facebook não permitirá.
Para descobrir qual o formato da imagem para cada rede social, clica à esquerda.
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