O que é Assessoria de imprensa
O que é uma Assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é um serviço especializado de comunicação, que atua junto aos veículos de comunicação. Este serviço pode ser realizado, tanto por profissionais únicos (jornalistas autônomos), como por empresas de comunicação com um maior investimento e maiores resultados na produção de conteúdo e alcance das publicações, que é o que a ampla maioria dos clientes almeja: uma produção interminável de conteúdo sobre o assunto e o atingir os públicos-alvos, a maior dor dos clientes. Uma empresa de Assessoria de imprensa possui profissionais altamente capacitados para assessorar a divulgação de uma marca, produto, serviço, evento, entre outros. A assessoria de imprensa desenvolve um plano estratégico para que a marca seja bem recebida pelo público. O cliente contrata a assessoria de imprensa para que seja criado um planejamento de divulgação, e para que obtenha a divulgação dos seus produtos e serviços.
Por que contratar uma assessoria de imprensa?
Você não tem tempo para cuidar de todas as atividades ligadas ao marketing de conteúdo.
A assessoria de imprensa ajudará você a viabilizar a divulgação de seus produtos e serviços no mercado.
Os clientes e parceiros se identificam mais com seu negócio quando são bem assessorados por uma equipe de profissionais especializados, mostrando você ou sua marca no lugar e na hora certa. Quem não é visto não é lembrado!
A assessoria de imprensa é uma ótima opção para quem deseja ter acesso aos principais meios de comunicação do país. Ela tem o papel de colocar o seu produto, serviço ou marca nas mídias de forma apropriada, com o intuito de atingir o maior público possível, e de forma orgânica (sua empresa sendo descoberta nas pesquisas dos sistemas de buscas).
Seja você empreendedor, executivo ou profissional liberal, a presença em veículos de comunicação é uma forma de atrair clientes e de fidelizá-los. A assessoria de imprensa é uma ótima forma de alavancar a sua marca e de fazer com que ela se torne cada vez mais conhecida e consolidada na mente dos seus clientes potenciais.
Dicas de como escolher uma Assessoria de imprensa ideal para a sua empresa
Existem muitas empresas que oferecem o serviço de assessoria de imprensa, mas é importante saber identificar a empresa ideal para você! Se você pretende contratar uma assessoria de imprensa, veja a seguir dicas para você fazer a escolha correta:
- Tempo de mercado: A quantidade de tempo atuando como Assessoria de imprensa é 50% do que você necessita encontrar para fazer a sua escolha. Empresas ou profissionais novos no mercado, podem até ter uma certa habilidade e competência, mas faltará o conhecimento necessário para publicar determinados artigos, que só uma empresa com bastante tempo de mercado e “contatos” de longa data, para abrir portas em determinados Jornais, Rádios, Revistas, etc. Sim, conhecimento é tudo nesta área;
- Quantidade de artigos publicados: Quantos mais artigos publicados, mais te mostrará a capacidade que tem a Empresa de Assessoria de imprensa de divulgar o seu produto/serviço ao público em geral e ao seu público-alvo. Quanto mais artigos publicados em diferentes mídias, um maior público alcançará;
- Qualidade: Não basta apenas quantidade. O posicionamento de qualidade indicará o grau de retorno que você poderá ter com uma publicação. Corresponde aos outros 50% que você busca para fazer uma escolha feliz. Exemplificando, revistas, sites, emissoras de rádio e tv, que possuem uma enorme audiência, tem muito maior probabilidade de “ceder” visitantes para o seu site. Outra vantagem: as mídias de Qualidade, principalmente os sites de qualidade, possuem uma enorme autoridade de domínio na internet. E essa autoridade é mensurada e classificada por plataformas como Moz, Alexa, Ahrefs e Semrush, dando aos sites uma posição no ranking mundial de 0 a 100. Quanto maior for a numeração de um site, maior é a sua autoridade e, com isso, a presença na primeira página do Google. Quando um artigo seu é publicado em um site de Qualidade (Autoridade), acontece uma espécie de “transferência de força e autoridade” para o site de sua empresa, fazendo-o crescer nas buscas orgânicas. É um trabalho a médio e longo prazo, mas trará resultados sólidos. E essa meta só pode ser alcançada por Assessorias muito experientes e especializadas em S.E.O. Sim, um excelente serviço de Assessoria deve incluir habilidades de escrita em Copyright e SEO, aumentando ainda mais as chances de se obter os resultados almejados.
Quanto custa contratar uma assessoria de imprensa?
O custo de uma assessoria de imprensa, depende do número de assessores contratados, do número de horas de trabalho, da quantidade de inserções de matérias na mídia e, um custo cobrado à parte, da quantidade de inserções nas Mídias de Qualidade (Autoridade). Mas não pense em economizar neste quesito, se você estiver buscando encontrar o melhor resultado: as melhores experiências são vivenciadas junto aos melhores profissionais do mercado.
Quando surgiu a Assessoria de imprensa?
Podemos afirmar que o serviço de Assessoria de imprensa está presente desde o surgimento dos primeiros meios de comunicação, como as Rádios, os Jornais impressos, as Revistas, e anos depois, a TV. Era extremamente difícil você conseguir um espaço nessas mídias, a não ser que você fosse uma pessoa famosa ou um anunciante. As metas buscadas eram associadas ao aumento da fama ou uma forma de fixar na mente dos consumidores, um serviço ou produto.
Em 1981 chega a internet no Brasil, e com ela, um novo e promissor mercado, com um custo operacional e de manutenção reduzidíssimos, o que motivou as grandes mídias tradicionais a dedicar tempo e investimento. Com o passar dos anos, depois de colecionarem inúmeros prejuízos, as grandes mídias passaram a abandonar parques gráficos, emissoras de rádio e etc…
Hoje em dia, com o fácil acesso a celulares e computadores, quem quiser buscar por algo de interesse, pesquisa no google, não pensa em comprar um jornal ou revista. O acesso a informações está a um clique! Todo o tipo de informação está disponível na internet. O trabalho que se tinha para buscar por algo específico (se vestir, sair de casa, ir até uma banca de jornal ou biblioteca e “garimpar” algo que necessitava), foi substituído por uma cômoda pesquisa em um sistema de buscas.
O serviço de Assessoria de imprensa teve que se adaptar a essas mudanças.
Mesmo que “espaços” tenham sido extintos, outros surgiram e, por terem um baixo custo operacional, foram infinitamente multiplicados. E o papel do Assessor de imprensa é informar ao seu cliente que ocorreram essas mudanças.
E a Mídia que mais se transformou ao longo dos anos é a que representa os Sites e Blogs
Podemos dividir os sites e blogs em duas categorias.:
– Sites famosos: Recebem milhões de acessos mensais, principalmente por fazerem parte de grandes conglomerados, e também por produzirem bastante conteúdo diário. O sucesso foi uma consequência de anos de dedicação.
– Sites de Autoridade para S.E.O: São sites que seguem a cartilha do Google para obterem um melhor resultado nas pesquisas. Estes sites são especialistas na edição do conteúdo e são valorizados pelos sites Google, Moz, Ahrefs, Alexa, Semrush, entre outros (eles classificam todos os sites da internet mundial e os classificam em um ranking único). Um site com Grande Autoridade para S.E.O. recebe uma pontuação altíssima e, com isso, recebe o dom do “Toque de Midas”, ou seja, tudo o que ele indica através do hiperlink, ganha um posicionamento mais no topo do Google.
Então, já está pronto para pesquisar, escolher e contratar a sua empresa de Assessoria de imprensa?
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